terça-feira, 11 de julho de 2017

SESAPI realizará em Parnaiba ciclo de palestras de combate ao aedes aegypti, dengue e outras arboviroses

Reforçar e aprimorar estratégias de combate à dengue, ckikungunya e febre amarela nos municípios é objetivo da Secretaria de Saúde do Piauí – Sesapi, realizará nesta quarta-feira (12/07), às 14h, no auditório da Universidade Estadual do Piauí, campus Professor Alexandre Alves de Oliveira, localizado na Avenida Nossa Senhora de Fátima – Bairro São Benedito, ciclo de palestras. sobre o combate ao Aedes Aegypti, enfrentamento a Dengue e outras arboviroses, bem como exposição do laboratório  móvel do ciclo biológico para os profissionais de saúde.


A atividade tem como público-alvo, médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e agentes de endemias. A intenção é repassar orientações sobre a situação no Estado, debater formas de combater o Aedes aegypti, o mosquito transmissor das doenças,  e anunciar as medidas de higienização e imunização adotadas contra essas mazelas.

O QUE É ARBOVIROSES?

Arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. A classificação "arbovírus" engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos).


Por Tacyane Machado